12 Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil - 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão-PR 02/05/2014 - 08:40

O volume excessivo de chuva mais uma vez castigou moradores de Francisco Beltrão, deixando muitas famílias, por conta dos alagamentos, desalojadas. Conforme levantamento realizado, observou-se que córregos e rios transbordaram em vários bairros causando alagamento de ruas, avenidas e residências.

Desde as 18 horas do dia (30), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros prestam atendimento às famílias que tiveram suas casas alagadas. Os maiores problemas são registrados nos bairros Marrecas, São Miguel, Cristo Rei, Luther King e na Cidade Norte. Também há registros de alagamentos no Bairro São Cristóvão e no interior do município.

Os alagamentos ocorreram pelo transbordo do córrego Urutago, na região do Parque de Exposições, e dos rios Marrecas e Lonqueador. O índice pluviométrico registrado para Francisco Beltrão foi de 230 milímetros em média.

Durante a noite o nível do Rio Marrecas estava 6 metros acima do nível normal. Famílias afetadas estão sendo retiradas dos locais de risco pelo Corpo de Bombeiros e instituições voluntárias.

Muitas pessoas permanecem ilhadas. O Corpo de Bombeiros e Ação Social do município estão, na medida do possível, atendendo os casos mais urgentes, pois a situação é complicada na área urbana e rural da cidade.
Pela manhã, o prefeito Cantelmo Neto e sua equipe juntamente com o Major Kapp, comandante Corpo de Bombeiros, se reuniram para traçar as estratégias de atendimento a este alagamento.

Também foram registrados dois desabamentos de muros em casas e estabelecimentos comerciais e ainda um destelhamento de residência.