12 ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 3º SGBI - Governador Beto Richa, recebe lideres do Sudoeste preocupados com a Estiagem Prolongada no Paraná. 13/01/2012 - 10:50

A AMSOP (Associação Municipal do Sudoeste do Paraná) e Corpo de Bombeiros promoveram na manhã do dia 11 de janeiro uma reunião na sede da AMSOP em Francisco Beltrão, presidida pelo prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi que comandou a sua primeira reunião da AMSOP na condição de presidente, contando com a presença de lideres Municipais, entidades regionais, órgãos estaduais, e instituições financeiras, com o intuito de discutir politicas de prevenção contra a estiagem que se prolonga a mais de 60 dias. Sendo decidido que os municípios devem fazer um levantamento da sua situação, em seguida protocolar um Avadan (Avaliação de Danos) e encaminhar isto para a Defesa Civil Estadual a fim de informar aos órgãos competentes como está a realidade local. “Se mais adiante o município tiver que decretar situação de emergência, estará seguindo os passos corretos”, disse o Prefeito Gotardi. Ele ressaltou, no entanto, que cada município é autônomo para decidir.

A preocupação dos prefeitos é com a redução do repasse do ICMS pelo Estado para os seus municípios, que decretarem a Situação de Emergência.

Embora a orientação dos técnicos da Secretaria de Abastecimento (SEAB) de que o repasse é calculado sobre a produção efetiva, independente da decretação de situação de emergência, foi decidido em reunir um grupo com o apoio dos deputados da região para conversarem com o governador.

O líder do Governo na Assembléia, Deputado Ademar Traiano, agendou uma reunião com o governador, que sensibilizado, abriu espaço em sua agenda para hoje (12 janeiro 2012), as 10 horas, onde serão recepcionados, além do deputado, o presidente da AMSOP, Prefeitos da Região, técnicos dos órgãos estaduais, o Coordenador Estadual de Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, o Coronel Adilson Castilho Casitas, o Chefe da Divisão de Defesa Civil, Major Antonio Geraldo Hiller Lino e o Coordenador Regional da Defesa Civil Major Norton Alexandre Kapp.