O simulado ocorreu no Município de Pato Branco, Sede do Segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente, foram mobilizados 7 viaturas do Corpo de Bombeiros, contando com quatro ambulâncias, um caminhão de resgate, um caminhão equipado com materiais para atendimento a produto perigoso, e ainda a viatura do Oficial Comandante do Incidente, e ainda viaturas da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Departamento de Transito de Pato Branco, e um ônibus e uma carreta do SEST/SENAT, a qual simulou carregamento de produto perigoso, neste caso o Metanol.

O treinamento iniciou-se com a chamada para atendimento em uma rodovia, e que se tratava de colisão ônibus x carreta com vazamento do produto perigoso. O produto escolhido foi o Metanol, N° da ONU 1230, transportado pela carreta, e que devido à colisão frontal com um ônibus acabou tendo 02 recipientes com Metanol ejetados de sua carroceria e um deles apresentando um pequeno vazamento. Como o produto apresenta toxidade houve a necessidade do isolamento da área e montagem de um corredor de descontaminação para efetuar procedimento de descontaminação das pessoas afetadas. Dois bombeiros se equiparam com roupas de proteção nível A para adentrar na área quente e realizar a contenção do vazamento e resgate das vítimas existentes. Ao todo o simulado apresentou 20 vítimas, sendo 02 delas contaminadas pelo Metanol tendo que passar pelo processo de redução da contaminação.

Essa ação mostrou ao público interno da Corporação e também ao público externo a importância de se utilizar as técnicas de descontaminação de produto perigoso nestes casos. Serviu, também, para reciclar o efetivo do 2º SGBI no quesito atendimento a ocorrências envolvendo Produtos Perigosos.

O Simulado impressionou a população de Pato Branco pelo número de órgãos e pessoas envolvidos e pela logística empregada no treinamento, tais como veículos sinistrados cedidos pela Polícia Rodoviária Federal, ônibus e carreta do SEST/SENAT. Durante o atendimento foi utilizado o helicóptero da PRF que fez o transporte de duas vítima com ferimento de maior gravidade até o hospital.Tudo foi acompanhado por uma equipe de filmagem que registrou cada movimentação, além da imprensa local e regional, a qual destacou a matéria.

O evento contou com a presença de diversos órgãos ligados à Segurança Pública e do governo Municipal, Estadual e Federal por se tratar de uma ocorrência em rodovia, são eles: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, DER, IAP, Secretarias de Meio Ambiente e Saúde do Município de Pato Branco, DNIT, Polícia Militar, FADEP – Faculdade de Pato Branco, Hospital Policlínica de Pato Branco e Hospital São Lucas.

O Objetivo deste simulado foi o treinamento de forma integrada entre o Corpo de Bombeiros e os diversos órgãos que atuam na área da segurança pública e socorro, nas mais diversas situações possíveis de forma a aproximar o treinamento de uma situação real.

Responsável pela informação e divulgação
Cap. QOBM Alecsander Aparecido Dornelas
B/8 do 2º SGBI