11ª CORPDEC FORMA BRIGADA ESCOLAR 29/10/2014 - 09:41

Entre os dias 14 e 23 de outubro 2014, a 11ª CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) - Pato Branco, juntamente com o Núcleo Regional de Educação capacitaram mais de 240 profissionais da Rede Estadual de Ensino, formando-os brigadistas escolar.

O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil nas Escolas, desenvolvido pelo Governo do Estado visa proporcionar aos professores, pedagogos e funcionários, conhecimento sobre Combate a Princípios de Incêndio, Primeiros Socorros e meios de abandono.

As capacitações ocorreram nos Municípios de Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho e Palmas, e contou com a participação de 75 escolas/colégios estaduais dos 15 municípios de atuação.

Durante os cursos foram ministradas técnicas de combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e meio de abandono de forma segura e organizada.

Na realização do plano de abandono, os brigadistas auxiliaram a evacuação dos alunos que foram encaminhados a um local escolhido pela direção de cada colégio.

Cabe aos brigadistas repassar as informações a todos os integrantes de seus colégios, e organizar a planta de emergência, rotas de fuga segura e preparar os alunos com simulados semestrais.

O objetivo dos simulados é preparar os alunos para enfrentamento de eventos adversos que possam ocorrer, treinando-os para executar o plano de abandono, caso seja necessário, de forma rápida, segura, no menor tempo possível, evitando dessa forma que vidas sejam perdidas.