• Twitter
  • Facebook
  • Istagram

Coordenação Estadual

17/05/2018

Livro sobre Ciências Matemáticas aplicadas à Redução do Risco de Desastres está em fase final na coletânea de trabalhos científicos

Temas, técnicas e situações/experiências associadas a desastres socioambientais – analisadas do ponto de vista também das Ciências Matemáticas (Matemática, Computação e Estatística) – são o foco do livro a ser publicado pela Editora Springer-Nature. Tecnologistas e pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – participam da obra científica desde o corpo editorial ao conjunto de autores e revisores. Também participam, como autores e revisores, diversos outros pesquisadores nacionais e internacionais.

Recentemente, foi assinado o contrato entre os coordenadores da elaboração do livro e a editora Springer-Nature. A seleção de trabalhos científicos sobre o tema está em fase final. Os pesquisadores interessados em participar de capítulos, dentro da temática, devem entrar em contato manifestando o interesse pelo e-mail mathdisasters@gmail.com.

A organização do livro conta com a participação do pesquisador do Cemaden, Leonardo Bacelar Lima Santos (na área de Modelagem Matemática/Computacional e de Impactos em Infraestruturas), em parceria com o professor Rogério Galante Negri, do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista – Unesp de São José dos Campos, e com o professor Tiago Carvalho, do Instituto Federal de Campinas, pesquisador que já integrou a equipe do Cemaden.

O livro será uma coletânea de trabalhos científicos apresentada em mais de 10 capítulos, na área de Ciências Matemáticas aplicadas à Redução do Risco de Desastres.

Dentre os autores, está a pesquisadora do Cemaden, Luciana Londe, da área de projetos voltados à interfaces entre desastres naturais, vulnerabilidade socioambiental e saúde pública. “O entendimento dos desastres sob o ponto de vista das Ciências Matemáticas é uma contribuição inédita para profissionais destas áreas no Brasil.”, enfatiza a pesquisadora.

Formação do grupo de pesquisadores e previsão de lançamento do livro

O pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos, explica que há diversas aplicações de Ciências Matemáticas na área de Desastres Socioambientais, desde o uso da Geometria e otimização para expansão da rede de monitoramento, a aplicação da Estatística para detecção de extremos climáticos até a computação para análise de grande volume de dados e apoio à decisão para emissão de alertas. Ressalta, ainda, que livro é fruto de uma cadeia de realizações do grupo de cientistas nas áreas abordadas na linha do tempo, conforme a ilustração abaixo:
Linha do tempo sobre a formação do grupo de pesquisas em Matemáticas e Desastres Socioambientais

Em 2015, foi organizada uma seção temática no Colóquio Brasileiro de Matemática (realizado no IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada). O evento teve repercussão na mídia nacional (A matemática na prevenção de desastres) e em revista de divulgação científica, por artigo publicado pelo pesquisador Santos e pelo coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, José Marengo. http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2220/n/numeros_para_entender_a_natureza

Em 2016, foi criado, oficialmente, o grupo de pesquisadores na área de Matemática aplicada a Desastres, dentro da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), com o apoio do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, matemático Marco Antonio Raupp.

No ano de 2017, ocorreu a importante fase de internacionalização do grupo, com a realização do “International Workshop on Mathematics of Climate Change and Natural Disasters”, evento financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e pelo Newton Fund (Reino Unido) – vídeo-resumo em: https://www.youtube.com/watch?v=w_uLNTs3Pr8&t=240s

Neste ano, no mês de fevereiro, o pesquisador Santos deu uma palestra sobre as atividades do grupo e as perspectivas para grandes projetos de colaboração internacional no Centro Internacional de Ciências Matemáticas (International Centre for Mathematical Sciences), encontro realizado no Reino Unido.

A entrega final dos trabalhos científicos à Springer , organizados em capítulos para a edição do livro, será em novembro deste ano, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2019. Mais informações sobre o livro podem ser encontradas em https://sites.google.com/view/math4drr/home

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Fonte: Cemaden

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.