• Twitter
  • Facebook
  • Istagram

Coordenação Estadual

17/05/2018

2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil realiza capacitação dos Coordenadores Municipais de sua área de abrangência

Na tarde desta terça-feira (15) a Defesa Civil Estadual encerrou o treinamento ministrado aos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, Gestores de Postos de Bombeiros Comunitários e integrantes do Corpo de Bombeiros dos municípios da área de atuação da 2ª CORPDEC.

Durante estes dias de treinamento, foram abordadas questões essenciais para o funcionamento e a operação eficiente das COMPDECs, foram repassadas as legislações afetas à Defesa Civil, procedimentos para a abertura e confecção do Formulário de Informações do Desastre (FIDE), operação das diversas plataformas do Sistema Informatizado da Defesa Civil (SISDC), S2ID, Decretos e Declarações imprescindíveis ao município para a captação e recebimento de recursos para obras de prevenção e recuperação, confecção de Cartões Pagamentos, ajustes nos Planos de Contingência existentes nos municípios, mapeamento de áreas de risco, controle de estoques, dentre outros assuntos.

Constantemente, estamos sujeitos aos eventos severos e danosos da natureza, os quais podem afetar de maneira abrupta e repentina a vida cotidiana dos municípios e munícipes, acarretando-lhes, por vezes, enormes prejuízos materiais e emocionais. Na grande maioria das vezes, os desastres, naturais ou não, não podem ser evitados, mas suas consequências e resultados podem e devem ser minimizados, através, não somente de respostas emergenciais ágeis, mas de mobilização e ações rápidas, acertadas, eficientes e coordenadas. Portanto, preparar-se e saber como agir nestes momentos certamente fará com que a população afetada tenha seus prejuízos diminuídos.

Buscando abranger o maior número possível de Municípios participantes, as capacitações foram realizadas nas sedes dos Subgrupamentos de Bombeiros (SGBs), sendo iniciadas na cidade de Irati, nos dias 07 e 08 de maio, posteriormente, realizadas na cidade de Telêmaco Borba, nos dias 10 e 11, encerrando-se em Ponta Grossa, nos dias 14 e 15 de maio.

Ao todo, 37 Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da 2ª CORPDEC receberam a capacitação, o que trará muitos benefícios a toda população, visto que as cidades em questão estão muito mais preparadas para efetuar respostas emergenciais ágeis, com mobilizações rápidas e coordenadas, minimizando sobremaneira os prejuízos ocasionados à população afetada.

Fonte: 2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil
Fonte: http://www.bombeiros.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=7025&tit=2a-Coordenadoria-Regional-de-Protecao-e-Defesa-Civil-realiza-capacitacao-dos-Coordenadores-Municipais-de-sua-area-de-abrangencia

Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.