Aviso de Pauta

17/04/2018

6º Grupamento de Bombeiros capacita a Brigada Voluntária da Federação Paranaense de Montanhismo para o combate a incêndios florestais

No último sábado (14), foi iniciado o treinamento de combate a incêndios florestais para a Brigada Voluntária da FEPAM, a Federação Paranaense de Montanhismo. O treinamento é realizado pelo 6º Grupamento de Bombeiros e 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, em sua sede, na região de São José dos Pinhais, e conta com uma parte teórica, realizada neste primeiro encontro, e uma parte prática, que os voluntários realizarão no próximo encontro. Com isso, a brigada voluntária estará apta a auxiliar na prevenção e no combate a incêndios florestais.

O treinamento contou com 56 voluntários e é voltado, principalmente, para o atendimento a ocorrências de incêndio nas Unidades de Conservação, principalmente aquelas da Serra do Mar, visto que a maioria dos participantes pratica regularmente o montanhismo ou reside próximo a essas regiões. Esse tipo de treinamento já possui um histórico de mais de 10 anos, integrando a sociedade civil e a instituição pública para a atuação conjunta, de maneira coordenada e segura.

Esta ação se integra com tratativas entre Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Instituto Ambiental do Paraná, além de outras instituições estaduais e sociedade civil organizada para definir estratégias para o enfrentamento organizado e padronizado aos incêndios florestais. O ponto de maior relevância neste treinamento é a aproximação com a sociedade, a comunidade que convive diariamente com o ambiente a ser protegido, servindo também como replicadores do conhecimento. Isto aumenta a capacidade de proteção do meio ambiente e do patrimônio natural paranaense.

Fonte: 6ªCORPDEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.