Aviso de Pauta

27/03/2018

Regional da SEDS e Defesa Civil Estadual capacitam técnicos para atuar em situações de emergência

O escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizaram nesta segunda-feira (26), o I Encontro Regional de Assistência Social e Defesa Civil: como atuar em situações de emergência. O encontro foi no Palácio das Araucárias, e reuniu 70 técnicos da rede socio-assistencial e da Defesa Civil dos municípios abrangidos pela Regional.

A reunião estabeleceu procedimentos conjuntos para a melhoria do atendimento emergencial da população em áreas afetadas por desastres. O objetivo foi aprimorar a atuação de forma articulada, rápida e eficaz.

Segundo a chefe do escritório regional de Curitiba, Larissa Marsolik, a assistência social compõe o grupo de trabalho com a defesa civil e tem um papel de humanitário fundamental.

“O diálogo entre a assistência social e a defesa civil fortalece a rede de proteção, que deve estar preparada para lidar com situações de calamidade e emergência. Os municípios precisam estar alinhados e antecipados para situações como essas”, explica Larissa.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel, salienta que é necessário que os técnicos saibam qual é a melhor forma de agir para que a ajuda em casos de emergência seja rápida.

“É preciso ter claro por onde começar e quais as atitudes devem ser tomadas para que as famílias afetadas sejam devidamente atendidas e amparadas em casos de chuvas fortes, enchentes e destelhamentos, por exemplo”, detalhou o coronel.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Quitandinha, da Região Metropolitana de Curitiba, Inês Bernadete Rodrigues, a busca por conhecimentos é diária e a capacitação veio complementar. “Podemos agora tirar nossas principais dúvidas e trabalhar com segurança e qualidade”, enfatiza Inês.

Fonte: SEDS

Fonte: Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.