Aviso de Pauta

29/01/2018

A Defesa Civil Estadual recebe doação de drones da Receita Federal

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar recebeu a título de doação da Delegacia Regional da Receita Federal de Cascavel - PR vinte e uma RPAs (aeronaves remotamente pilotadas), mais conhecidas como drones.

Para a Defesa Civil são múltiplas as aplicações, mas essencialmente os equipamentos serão utilizados para o mapeamento de áreas de atenção com levantamento de aerofotogrametria facilitando a gestão do risco de áreas de alagamento, deslizamento e inundação. Poderão também ser utilizados para o levantamento de áreas afetadas por eventos de desastres, colaborando com a elaboração dos documentos necessários para a obtenção de recursos para resposta e recuperação.

Para o Corpo de Bombeiros, além das ações de Defesa Civil, existe um vasto campo de missões constitucionais nas quais as RPAs podem ser perfeitamente utilizadas com excelentes resultados práticos facilitando as operações a nível técnico e gerencial.

Estes equipamentos serão recebidos, testados, patrimoniados e distribuídos para todas as Regionais de Defesa Civil do Estado do Paraná sediadas nas unidades dos Corpos de Bombeiros. Antes da distribuição existe a necessidade da realização de uma capacitação teórica e prática que deverá envolver instrutores de órgãos externos especialistas no assunto.

A Casa Militar - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil agradece imensamente aos Delegados Titular Paulo Sérgio Cordeiro Bini e Delegado Adjunto Felisberto Mioto de Cascavel – PR, integrantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda, os quais recepcionaram o pedido, souberam ouvir, entender e compreender o projeto, e acima de tudo foram sensíveis em disponibilizar equipamentos de qualidade com mesma marca e modelo, padronizando a operação e o treinamento. De maneira muito especial também externamos também nossos agradecimentos a Senhora Maria de Lourdes Kosow e o Senhor Marcio Vendramin,  demais técnicos e funcionários do barracão da Receita Federal do município de Cascavel que auxiliaram na separação e destinação das mercadorias.

Atitudes como destes agentes públicos nos enchem de orgulho e nos incentivam a prosseguir trilhando o caminho na melhoria da gestão de Defesa Civil com o objetivo maior do bem comum de todos os paranaenses.

Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.