• Twitter
  • Facebook
  • Istagram

Aviso de Pauta

14/12/2017

Defesa Civil recebe os primeiros caminhões do Projeto Ajuda Local

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná recebeu nesta quinta-feira (14) dois novos caminhões para apoio nas ações de ajuda humanitária no interior do Estado. A entrega é a primeira etapa do projeto Ajuda Local, criado pela coordenadoria com articulação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para descentralizar a estrutura e estoque da Defesa Civil. Nas próximas semanas outros dois veículos serão entregues.

O coordenador geral da Defesa Civil, coronel Elio de Oliveira, ressaltou que os caminhões aumentarão a capacidade de atendimento no Estado e, com isso, o tempo de resposta será reduzido. “São caminhões com maior capacidade e maior potência, o que significa um ganho de agilidade no transporte de donativos e itens de ajuda humanitária cedidos pelo Governo do Paraná aos municípios em situações de desastres, minimizando assim a espera por auxílio”, afirmou.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social em exercício, Letícia Raymundo, destacou a importância das parcerias para ampliar a estrutura da Defesa Civil no Estado. “Em situação de calamidade pública o atendimento tem que ser imediato. Quem perdeu casa, roupas e móveis e está em situação de vulnerabilidade tem pressa e a resposta do Estado precisa ser rápida”, afirmou.

O investimento do Governo do Estado previsto para o Ajuda Local é de R$ 4 milhões. Além dos caminhões, serão construídos três barracões da Defesa Civil em Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Norte) e Quedas do Iguaçu (Oeste). Eles serão equipados com balanças digitais e empilhadeiras, além de itens essenciais para atendimento à população em caso de desastres, como telhas, bobinas de lona, kits de dormitório, higiene e limpeza.

Os locais foram escolhidos de acordo com estudo geográfico e viário das regiões. “São pontos estratégicos, com fácil acesso por rodovias e rotas alternativas, que permitem maior proximidade a municípios afetados por desastres e, em consequência, maior rapidez para atender as pessoas atingidas”, explicou o coordenador.

Depois de construídos os barracões, os caminhões serão destinados às cidades base para facilitar o transporte de donativos. Até lá eles ficam baseados em Curitiba e disponíveis para atendimentos em todas as regiões.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=96675&tit=Defesa-Civil-recebe-novos-caminhoes-para-ajuda-humanitaria

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.