• Twitter
  • Facebook

Coordenação Estadual

13/09/2017

CEPRODEC realiza reunião ordinária e CEPED/PR lança guia prático com orientações para o planejamento em proteção e defesa civil.

Foi realizada nesta terça-feira (12) a reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná - CEPRODEC, onde o CEPED/PR lançou os guias práticos com orientações para o planejamento em proteção e defesa civil, um conjunto contendo três livros voltados ao planejamento em proteção e defesa civil nos níveis setorial, regional e estadual. Os livros foram distribuídos aos representantes dos órgãos setoriais os quais, pela primeira vez, terão como incumbência elaborar um planejamento a partir das competências e perfil das instituições as quais representam como conselheiros.

O trabalho será simultâneo e envolverá, além dos mais de 30 participantes do CEPRODEC, cada uma das 15 Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil do Estado - CORPDEC, coordenadas pelas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da PMPR. Os participantes precisarão cumprir um cronograma de atividades que envolve a reflexão sobre o tema nos níveis abordados, diagnóstico, discussões, propostas e até consultas em Audiências Públicas, para proporcionar a participação da população e sociedade organizada no processo.

Para o autor dos livros, Cap. Eduardo Gomes Pinheiro, a proposta é desafiadora e, ao mesmo tempo, estimulante: "O que começamos hoje aqui é um processo amplo e participativo de planejamento que terá, ao final, o primeiro plano estadual sobre o tema da história do Paraná. Porém, o mais importante não será o plano em si, mas as ligações decorrentes do processo necessário para a sua elaboração, não apenas das pessoas, mas das instituições que, integradas, formam o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do nosso estado."

O Ten.-Cel. Edemilson de Barros, que é o Secretário Executivo do CEPRODEC, colocou a equipe técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil à disposição para apoiar cada conselheiro na atividade de propagação da ideia e suporte para a elaboração do planejamento no nível setorial, reafirmando o compromisso de estar ao lado das instituições participantes e que possuem, no atual formato do conselho, poder de decisão quanto aos destinos da defesa civil paranaense.

Os próximos passos serão a adequação do cronograma e o início efetivo dos trabalhos. Ao final desse processo simultâneo envolvendo as regionais e os órgãos setoriais, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil se encarregará de organizar e preparar o material para a realização de uma audiência pública em Curitiba para, posteriormente, o resultado final ser deliberado pela plenária do CEPRODEC, aprovando e instituindo o resultado desse trabalho como instrumento para a gestão de riscos de desastres no Paraná.

Conheça os livros clicando nos links abaixo (disponível para download):

http://www.ceped.pr.gov.br/arquivos/File/GuiaPlanejamentoPlanoEstadualPDC.pdf

http://www.ceped.pr.gov.br/arquivos/File/GuiaPlanejamentoPlanoRegionalPDC.pdf


http://www.ceped.pr.gov.br/arquivos/File/GuiaPlanejamentoPlanoSetorialPDC.pdf

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2017/09/107/CEPED-PR-lanca-guia-pratico-com-orientacoes-para-o-planejamento-em-protecao-e-defesa-civil.html

Fonte: CEPED/PR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.