• Twitter
  • Facebook

Coordenação Estadual

11/09/2017

Cemaden e Agência Japonesa promovem seminário internacional sobre monitoramento e previsão de deslizamentos

O evento apresentará os resultados do trabalho de cooperação técnica-científica entre o Cemaden e o governo japonês (Jica), realizado nos últimos quatro anos. Palestras com a presença de pesquisadores do Japão e do Brasil apresentarão trabalhos e propostas de medidas integradas de monitoramento e previsão de risco de desastres geo-hidrológicos.

“Monitoramento e Previsão de Desastres/Acidentes Causados por Fluxo de Detritos” é o foco do seminário internacional a ser realizado no próximo dia 15 de setembro, das 9 às 13 horas, no auditório do Nikkey Palace Hotel , no bairro da Liberdade, na capital de São Paulo.

Promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, em Inglês), o evento reunirá a comunidade científica, gestores de instituições municipais, estaduais e federais e o setor privado.

O objetivo do seminário é apresentar o trabalho conjunto entre o Cemaden e a Jica, dentro do Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Projeto Gides), desenvolvido pelo acordo de cooperação técnica-científica entre os governos brasileiro e japonês. Esse projeto envolve diversos ministérios brasileiros : da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Integração Nacional; das Cidades e de Minas e Energia.

Na área de monitoramento e alerta, a cooperação entre o Cemaden e a Jica visa a redução e diminuição dos impactos provocados por movimento rápido e intenso de massa e detritos, ocorridos em encostas com alta declividade. Esses impactos afetam diversas áreas da sociedade, deixando um elevado número de vítimas fatais e grandes perdas econômicas e estruturais.

“Os resultados da cooperação proporcionaram a capacitação do Brasil em lidar com os problemas relacionados aos deslizamentos e movimentos de massa.”, afirma o chefe da Divisão de Monitoramento e Alertas do Cemaden, Carlos Frederico de Angelis. “O seminário tem o objetivo de apresentar à sociedade brasileira as tecnologias e soluções aplicadas ao monitoramento e previsão de acidentes/desastres, associados aos locais com topografia acidentada, os vales sujeitos à ocorrência de fluxo de detritos, bem apresentar propostas para mitigar os impactos desse tipo de desastre.”, complementa Angelis.

Programação e inscrição

A Programação do evento está disponibilizada no site do Cemaden : http://www.cemaden.gov.br/seminario-internacional-monitoramento-e-previsao-de-desastresacidentes-causados-por-fluxo-de-detritos/

Após as palestras, haverá uma sessão de debates entre os participantes, na qual todos poderão discutir os assuntos ligados ao tema do seminário. O evento será realizado nas línguas portuguesa e japonesa, com tradução simultânea.

A inscrição e participação no evento são patrocinadas pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), com inscrição gratuita.

Interessados em participar do seminário internacional devem confirmar presença pelo e-mail : bousai@cemaden.gov.br

( fonte: Ascom-Cemaden)

Fonte: http://www.cemaden.gov.br/cemaden-e-agencia-japonesa-promovem-seminario-internacional-sobre-monitoramento-e-previsao-de-deslizamentos/

Fonte: Cemaden

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.