Grêmio da Rodada de Radioamadores do Trem das Onze - G.R.R.T.O

O Radioamadorismo e a Defesa Civil

 

O Grêmio da Rodada de Radioamadores do Trem das Onze - G.R.R.T.O.  nasceu quando da ocorrência de um efeito climático bastante significativo ocorrido há alguns anos atrás na cidade de Borrazópolis-PR.

Não havia celulares, as estradas existentes eram péssimas e a telefonia ainda era realizada através de linha física, as conexões via rádio eram difíceis de serem estabelecidas.

Este evento foi atendido exclusivamente por Radioamadores, e foi o passo inicial para a futura criação do Grêmio. O G.R.R.T.O evoluiu dai em diante, como numa sucessão natural, até os dias atuais transformando-se além da atividade radioamadorística em Serviço de Utilidade Publica, reconhecido através de Atos Oficias, tanto pelo Governo do Estado do Paraná, quanto pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

O eventos climáticos, como eram de se esperar continuaram a acontecer até o desabamento do Edificio ocorrido na Praia de Guaratuba, sendo este fato, o ponto inicial para a iniciativa que iríamos mais a frente realizar.

O G.R.R.T.O. sentindo a lacuna e a dificuldade de comunicações existentes , sugeriu a Casa Militar do Estado a elaboração de um Convênio de Parceria com o mesmo, atuando aquele, a partir de então junto a Defesa Civil do Estado do Paraná, como auxiliar da mesma, o que foi feito e amplamente divulgado na época.

 

REER
O Ato Oficial, foi lavrado em Ata da Casa Militar e assinada pelo Secretário Chefe de Estado Cel. QOPM Luiz Antonio Borges Vieira, Ten Cel QOPM Gilberto Foltran, Vice Chefe da Casa Militar, e pelos Radiamadores presentes, a saber PY 5 EX Edair Fraga, PY5 RR Robinsom Machado Grinfelder, PY5 ND Izoulet Lima Moreira Cortes, PY5 IE Hugo Schanck, PY5 TE Maria de Lourdes Schanck, PY5 PC Cel QOPM Reinaldo Machado, PY5 GP Thomas de Aquino Filho, PY5 ZN Enosawaí Fraga e PY5 IP jornalista Dirceu Collere Cavalcanti.

Ato da assinatura da parceria entre o G.R.R.T.O e a Defesa Civil (06 Setembro de 1996)

 

 
 
 
 
 
 
Passamos então a atuar a partir daquela data, já como “Rede Estadual de Emergência de Radioamadores” REER , precursor que fomos, da criação da RENER (Federal ) e a atender sob as Ordens da Casa Militar, alguns eventos tais naturais que ocorreram como, enchentes do Rio Iguaçu em União da Vitória, desabamento de terras na Serra do Mar, atendimento a embarcação Argentina a deriva na costa de Santa Catarina e as enchentes do Rio Parana entre outras.
 
Grupo Trem das Onze

 

 


Foi a esta época que o G.R.R.T.O celebrou convênio com a Ouvidoria Geral do Estado na busca de pessoas desaparecidas. Nessa oportunidade o G.R.R.T.O. criou também sua Ouvidoria (unica Ouvidoria no meio radioamadoristico) no intuito de melhorar sua atuação, com a colaboração de toda a sociedade.





 

 


 

Reunião com

 


A diretoria do G.R.R.T.O. solicitou a Chefia da Casa Militar (03/JAN/2003) a continuidade do atendimento de radioamadorismo a Defesa Civil Estadual.


Este importante serviço voluntário e extenção de rádio operadores  cadastrados na REER perdura até o momento pela Rede Estadual de Emergência de Radioamadores.
Foto parcial da terceira reunião de eleições.
 
 
A então recém criada Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná - CEDEC promoveu eleições abertas entre Presidentes e Vices de Associações e Clubes da Capital, elegendo o Supervisor Geral de Radioamadorismo e seu Substituto. O mesmo critério foi adotado com a nomeação dos Supervisores Regionais e Adjuntos.

                                                                                           

Fonte:
Edair Fraga - PY5EX e Izoulet Lima Moreira Cortes - PY5ND