Formação de Brigadistas Escolares

Desenho de um brigadista apontando para um texto
O curso tem como principal objetivo formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede pública estadual de ensino. Seu público-alvo são os profissionais da Educação Básica do Estado do Paraná e da Rede Conveniada, bem como estudantes. O Programa os ensina como agir em casos de sinistro por meio da instrução dos profissionais e da realização de atividades como simulados de plano de abandono, com a retirada de alunos e funcionários do local sinistrado rapidamente e de maneira ordenada para uma área segura definida pelos brigadistas.
 
 

Participação

As capacitações das Brigadas Escolares são descentralizadas e organizadas pela Coordenação Regional do Programa e atendem a representantes de cada escola do seu Núcleo de origem. 

São indicados participantes pela direção da escola, cujos dados são encaminhados aos Técnicos Brigadistas dos NRE (Núcleo Regional de Ensino).

As inscrições são realizadas pela Coordenação de Formação Continuada (CFC) da Secretaria de Estado de Educação conforme o calendário anual  de ofertas do curso.

Os participantes são então capacitados na modalidade EaD, com carga horária de 60 horas. Se aprovado nesta etapa, o participante fará a modalidade presencial, com carga horária de 8 horas, ministrada por bombeiros-militares, em locais definidos pela Coordenação Regional (NRE).