Técnicos da Defesa Civil Estadual tem participação em Curso de Inspeção em Segurança de Barragens 08/11/2019 - 11:49

Entre os dias 4 a 8 de novembro a Agência Nacional de Águas – ANA em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo – SEDEST, por meio do Instituto das Águas do Paraná, realizou o Curso de Inspeção de Barragens.

O Curso foi realizado no Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR, e teve como instrutor o Professor Doutor José Marques Filho, que atualmente é professor ajdunto na Universidade Federal do Paraná e Vice-Presidente do Comitê Brasileiro de Segurança de Barragens – CBDB, tendo vasta experiência na área.

Participaram da capacitação representantes do Instituto Aguas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná – IAP, SIMEPAR, instituto de Terras e Cartografia - ITCG, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Diante da importância do tema, e com foco em apoiar os municípios na gestão dos riscos advindos de barragens, o Corpo de Bombeiros realizou um grande esforço e destacou representantes de várias regiões do Estado para participar da capacitação.

Embora o foco da capacitação foi o de inspeção em barragens os conhecimentos acerca da composição e funcionamento destas estruturas possibilitam aos integrantes das Regionais de Defesa Civil melhores condições de auxiliar as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC´s na elaboração dos Planos de Contingência de Barragens.

A capacitação além dos conhecimentos proporciona também maior integração entre os órgãos e a concepção de Planos de Contingência adequados nos municípios que possuem barramentos em seus territórios.