Secretário nacional de Defesa Civil percorre municípios do Paraná mais afetados por temporal 26/10/2021 - 15:58

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, chegou ao Paraná na manhã desta terça-feira (26) para visitar os municípios mais afetados pelas tempestades do último fim de semana no Estado. A comitiva federal, acompanhada pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, vai a Japurá (Noroeste), onde duas pessoas ficaram feridas após a chuva de granizo. Também deve passar por Rondon (Noroeste) e Foz do Iguaçu (Oeste), que registrou um óbito por descarga elétrica.

O objetivo do grupo é verificar os estragos decorrentes das chuvas e analisar as possibilidades de apoio federal aos municípios. Os analistas da Defesa Civil Estadual têm atuado desde o sábado (23), após as primeiras ocorrências, para orientar e auxiliar os municípios nas documentações necessárias, permitindo que o apoio chegue o mais rápido possível aos locais mais afetados.

Segundo a Defesa Civil, por causa dos ventos fortes de mais de 70 km/h e do granizo, muitas residências tiveram os telhados danificados. As equipes do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis Municipais realizaram atendimentos iniciais com a distribuição de lonas, corte de árvores para liberação de vias e segurança de edificações. Equipes da Polícia Militar também atuaram nas ações de segurança.

Além de lonas, as cidades mais prejudicadas recebem telhas e colchões para atendimento das famílias mais necessitadas. Conforme balanço da Defesa Civil, as chuvas danificaram 3.355 casas, afetaram 16.656 pessoas e deixaram 154 desalojados.

ENERGIA - Mais de 2 mil eletricistas seguem mobilizados no enfrentamento do pior evento climático já enfrentado pela Copel no Interior. O temporal deste fim de semana só não foi mais grave que o ciclone-bomba ocorrido na região Leste, em junho de 2020.

As chuvas dos últimos dias causaram o desligamento de 1,2 milhão de unidades consumidoras. Já foram identificados mais de 1,2 mil postes quebrados. Equipes das regiões menos atingidas somam esforços aos trabalhadores locais de emergência, manutenção e obras, reduzindo, nesta terça, os domicílios desligados a 35 mil, em todo o Paraná.

A região Noroeste foi a mais prejudicada com a contabilização de 516 postes quebrados. Na segunda-feira (25), foi possível restabelecer o fornecimento principal a todos os municípios que tiveram o fornecimento interrompido devido ao temporal, em função do alto número de postes quebrados em suas fontes de alimentação: Terra Rica, Santa Inês, Ourizona e São Jorge do Ivaí.

Terra Rica demanda maiores esforços, pois há 54 postes danificados nas duas fontes de alimentação da cidade. Aproximadamente 50 trabalhadores atuam nesta contingência.

Em torno de 20 mil unidades consumidoras estão sem luz na região, com maior concentração em Maringá (5 mil), Colorado (2,9 mil), Paranavaí (1,8 mil) e Tapira (1,4 mil). O Noroeste tem 1,4 mil ocorrências para atendimento.

A região Norte chegou a 133 mil unidades consumidoras desligadas no auge do temporal. Nesta terça-feira, há aproximadamente 8 mil sem energia, a maior parte em Alvorada do Sul e Londrina, com 2 mil imóveis cada, para atendimento.

Em Alvorada do Sul, o município mais prejudicado pelo evento climático na região, nesta segunda foi possível religar 4 mil domicílios, em duas etapas de trabalho nas redes, que tiveram 29 postes quebrados. Ao todo, a região Norte contabiliza 317 postes danificados pelo temporal.

No Oeste e Sudoeste, a maioria dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida e restam aproximadamente 7 mil unidades consumidoras ainda sem energia. Os municípios com maior número de domicílios desligados são Itaipulândia, Foz do Iguaçu, Cascavel e Medianeira, com aproximadamente mil imóveis para atendimento, cada uma.

Há cerca de 1,1 mil ocorrências para atendimento nessas regiões, envolvendo principalmente situações de postes quebrados, cabos rompidos e árvores caídas sobre a rede elétrica.

SANEPAR - Algumas cidades no Estado permanecem com abastecimento de água comprometido por falta de energia elétrica. Equipes da Sanepar trabalham na recuperação dos sistemas e em manobras para assegurar a distribuição de água. Em algumas localidades a Companhia continua usando caminhões-pipa e geradores de energia alugados para que o fornecimento de água volte à normalidade.

No Noroeste, seguem sem energia as unidades de produção e distribuição de água dos distritos da Graciosa e Mandiocaba, em Paranavaí; distrito de Icatu, em Querência do Norte, e distrito de Bourbonia, em Barbosa Ferraz. Em Guairacá falta água em algumas regiões porque não há energia para o sistema do principal poço.

No Oeste, continuam sem energia os sistemas de Lindoeste e Céu Azul, além dos distritos de Rio do Salto, em Cascavel, e Mato Queimado e Guaporé, em Guaraniaçu. Na região de Toledo permanece sem fornecimento o distrito de São Sebastião, em Vera Cruz do Oeste. No entanto, não há falta d’água porque o sistema está em operação com o uso de gerador.

Os sistemas de abastecimento de Sabáudia e do distrito de Campinho, em Arapongas, onde a energia do poço retornou na noite de segunda-feira, estão em recuperação. Os dois são atendidos pelo mesmo poço. O abastecimento é complementado por caminhão-pipa.

Fonte: Agência Estadual de Notícias