Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná visita a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil
12/07/2019 - 11:37

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil recebeu hoje (12), a visita dos integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras do Paraná, a fim de conhecerem a estrutura de monitoramento e resposta aos desastres do CEGERD (Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres), de onde é feito o acompanhamento de todas as ocorrências do estado bem como o envio dos alertas para a população paranaense.

Esses alertas são disponibilizados a toda população paranaense gratuitamente, auxiliando como uma grande ferramenta de prevenção. Para se cadastrar é muito simples, basta enviar por SMS o número do CEP de sua localidade para o número 40199.

Também foram apresentados os processos de trabalho e as ferramentas utilizadas para mapeamento de áreas de atenção e da população afetável, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres no estado.

E por fim foi explanado como funciona o SISDC, sistema informatizado de Defesa Civil, que é a principal ferramenta para os municípios, possibilitando desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online - em que o município cadastra suas áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal que atuará na emergência – até o cadastro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e outras documentações referentes ao desastre.

Na reunião estiveram presentes o Secretário João Carlos Ortega da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, o Sr. Alvaro Cabrini Jr - Superintendente Executivo do Paranacidade, a Sr.ª Camila M. Scucato - Diretora de Operações do Paranacidade, o Sr. Fhelipe Cavalheiro - Chefe de Gabinete da SEDU, o Sr. Henrique Di Luca - Diretor Técnico da SEDU e a Sr.ª Virginia Thereza Nalini, Coordenadora de Projetos do Paranacidade.

Quem ganha com esta parceria é a população paranaense, pois facilita a gestão dos processos e permite que a comunidade seja atendida com mais agilidade e rapidez.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”