Sanepar apresenta planos de ação de emergência para barragens 18/11/2020 - 18:00

Nesta quarta-feira (18), a Companhia de saneamento do Paraná - Sanepar realizou a entrega de Plano de Ação de Emergência das barragens do empreendedor. O plano é uma medida de segurança para definir as ações de emergência nas áreas mais próximas a barragem, com o intuito de garantir a segurança da população e é uma das exigências da Lei Federal nº12.334/10, que estabelece os requisitos para a Segurança de Barragens no país.

Os documentos devem ser formalmente entregues à agência que regula o empreendimento, que no caso é o Instituto de Águas e Terra. Não obstante, a Defesa Civil Estadual, devido à relação que existe entre o Plano de Ação de Emergência e o Plano de Contingência Municipal, tem envidado esforços para aproximar as Defesas Civis Municipais e empreendedores de maneira que as ações de proteção previstas sejam as mais eficientes possíveis, sempre pensando no bem-estar da população.

O Major Gerson, Chefe da Divisão Administrativa da Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância da entrega deste Plano para que seja desenvolvida a proteção da população que vive próxima às barragens, reforçando o compromisso do Paraná com as pessoas.

O Plano de Ação de Emergência será agora analisado pelas agências competentes para avaliar se atende às necessidades prescritas na legislação.

PARTICIPANTES – estiveram presentes o Major Gerson, representando a Defesa Civil Estadual, o sr. Julio Gonchoroski, Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, o sr. Gilson Jesus dos Santos, Diretor-Presidente da COMEC, o sr. Everton Luiz da Costa Souza, presidente do IAT, o Major Anderson Anderle, representando o Corpo de Bombeiros, o sr. Guilherme Rangel de Melo Alberto, Secretário Municipal de Defesa Social de Curitiba, os gerentes da Sanepar, sr. Fábio Basso, Sr. Fabrício Castilho e Sra. Ester Amélia, e representantes das Defesas Civis Municipais da Região Metropolitana de Curitiba.

COMITÊ DE SEGURANÇA DE BARRAGENS – O Estado do Paraná conta com um Comitê de Segurança de Barragens que integra diversas agências reguladoras, além de empreendedores convidados, que discute as regulamentações de barragens desde 2015. O intuito é sempre, com base nas informações mais recentes e análises pormenorizadas, verificar os requisitos e protocolos que devem ser adotados para a segurança de barragens no Estado.