REER E 9ª CORPDEC REALIZAM SIMULAÇÃO DA QUEDA DE UMA TORRE DE ALTA TENSÃO SOBRE RESIDÊNCIAS. 21/06/2016 - 08:32

Na manhã de sábado, dia 18, no bairro Cidade Nova em Foz do Iguaçu, foi realizado um exercício prático pela REER – Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, em conjunto com a 9ª CORPDEC, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Itaipu Binacional, Mundiseg Vigilância e alunos do CFSd BM/2016, simulando a queda de uma torre de transmissão de alta tensão sobre duas residências. Também foi simulada queda de energia, com pane da Central de Operações Bombeiro Militar.

Com a Central do Corpo de Bombeiros inoperante, toda comunicação no âmbito do exercício simulado foi realizada pelos Radioamadores pertencentes ao CRAFI – Clube de Radioamadores de Foz do Iguaçu, desde o acionamento de uma Auto Ambulância do Posto de Bombeiros Vila “A” ao local do simulado, até a comunicação com uma estação avançada montada na sede da Guarda Municipal. A Auto Ambulância teve por fim a verificação do tempo e resposta na prestação dos primeiros socorros às possíveis vítimas. O local já estava isolado e sinalizado pelas equipes da Guarda Municipal, pelos integrantes da REER e alunos do CFSd/BM.

A equipe do SIATE chegou ao local em 6 minutos, entre tempo de aviso, acionamento e deslocamento ao local sinistrado, tempo considerado excelente pelo vulto da ocorrência simulada.

O entrosamento entre os órgãos de segurança pública é fundamental para o sucesso de uma operação, seja real ou simulada. Considerando ainda grande densidade populacional do bairro em questão, é preciso preparo para que seja dada uma reposta rápida e eficiente em situações de emergência.

O evento foi considerado um sucesso, tanto pelo Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal quanto pela REER – Rede Estadual de Emergência de Radioamadores. A 9ª CORPDEC já planeja o próximo exercício, sempre na busca pela eficiência, planejando antecipadamente suas ações em sua região de atuação.