Projeto de Expansão da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores é realizado na área da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 25/09/2017 - 17:00

No dia 22 de setembro de 2017, o Tenente Tiago Justino da Silva, representando a 3ª CORPDEC, o Supervisor Regional da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), Sr. Newton Cesar Colomera, Sr. Paulo Henrique Pegoraro (Supervisor Adjunto) e o Guarda Municipal de Londrina Cilson de Lima, foram recebidos pela prefeita do Município de Ortigueira-Pr, Sra. Lurdes Banach.

Na oportunidade, a prefeita e o supervisor regional REER assinaram ofício para formalizar a exploração e uso de espaço no Morro da Pedra Branca, no referido município. O local já possui uma repetidora (PY5-RPB) utilizada para a comunicação e tem a possibilidade de, futuramente, receber outra repetidora APRS (PY5-DGS ), a qual permite também o acompanhamento geográfico dos radioamadores em campo. O grupo também aproveitou a oportunidade para visitar o Morro da Pedra Branca.

As repetidoras permitem a expansão do alcance de comunicação radioamador e irá beneficiar também as áreas da 2ª CORPDEC (Ponta Grossa), 10ª CORPDEC (Ivaiporã) e a 13ª CORPDEC (Apucarana).

A idéia de instalação da repetidora e partiu do Grupo de Radioamadores Voluntários da Defesa Civil Londrina G.R.V.D.C.L, vinculados à REER, com apoio dos Agentes Municipais de Defesa Civil de Londrina.

Esse projeto é mais uma das diversas atividades que estão desenvolvendo na área da 3ª CORPDEC.