Programa Defesa Civil nas Escolas Municipais de Maringá 22/05/2015 - 09:36

O Corpo de Bombeiros de Maringá dará treinamento para professores e funcionários de todos os CMEIs (Centro Municipal de Ensino Infantil) e escolas municipais de Maringá, a fim de formar brigadas de emergência nas instituições. De acordo com o Decreto Municipal 670/2015, o objetivo é promover a conscientização e capacitação dos servidores públicos para o enfrentamento de situações de risco por meio de treinamentos teóricos e práticos.

Segundo Corpo de Bombeiros, 5ª CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) a intenção é que alunos, professores e funcionários estejam preparados para enfrentar situações emergenciais no interior das escolas, garantindo sua segurança e das demais pessoas. Será feito também a adequação das edificações escolares conforme as normas do Corpo de Bombeiros, com o intuito de proporcionar um local mais seguro e buscar ser uma cidade resiliente.

O Programa Defesa Civil na Escola, que já existe na rede pública estadual de ensino, tem a finalidade de difundir uma cultura de prevenção e adequação de condições mínimas de segurança de acordo com a nova norma do Corpo de Bombeiros (NPT 017). O curso será dado pelo Corpo de Bombeiros, totalizando 76 horas aula, que será divido em duas fases, sendo que a primeira no sistema de Ensino a Distância – EAD, e a segunda presencial. Além dos professores o programa também se estende para guardas e agentes de defesa civil municipal.

Mais informações com o chefe da 5ª CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil), Major Jorge Inácio da Silva, telefone: 44 3218-6150

Link do Decreto nº 670/2015: venus.maringa.pr.gov.br/arquivos/orgao_oficial/arquivos/oom%202285.pdf