Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola lança a parte prática da 14ª Oferta do curso de formação de Brigadistas Escolares no Estado 22/10/2019 - 16:29

Seguindo o calendário anual das atividades do Programa Brigadas Escolares, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil junto com os Núcleos Regionais de Ensino, deram início neste último dia (21), na parte prática da 14ª oferta do Curso de Formação de Brigadistas Escolares.

O Curso é disponibilizado para professores e funcionários dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado, e terá duração até o dia 29/10/19.

O Curso de Brigadistas Escolares é realizado em duas etapas. A primeira, de 60 horas, é teórica, com aulas a distância por meio do Plataforma da SEED. São ainda mais 8 horas de atividades práticas, com bombeiros ensinando como reagir a princípios de incêndio, primeiros socorros e o atendimento pré-hospitalar até que o socorro chegue à escola.

Esta capacitação é a continuidade do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, que é realizado através de uma ação integrada para proporcionar aos professores, funcionários e alunos conhecimento necessário de qual atitude tomar frente uma situação de risco.

O programa é inédito no País e, em três anos, já atendeu cerca de 47 mil pessoas, beneficiando cerca de 5,8 milhões de alunos, professores e funcionários, direta e indiretamente. O programa chega a todos os 32 Núcleos Regionais de Educação espalhados pelo Estado e visa difundir a cultura da prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas estaduais e adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico.

Este programa é uma das maiores criações do governo, nenhum Estado do país tem algo neste sentido. O objetivo é criar a cultura preventiva e de segurança nas escolas.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"