Plano de abandono 19/10/2015 - 09:24

A 1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil participou no mês de setembro de simulações de plano de abandono em colégios estaduais da região sul de Curitiba.

Simulando uma situação de incêndio, alunos, professores e funcionários realizaram os procedimentos de evacuação com a supervisão dos Bombeiros Militares, em cumprimento Norma de Procedimento Técnico 017, regulamentadora das brigadas de incêndio, e para a efetivação do plano de abandono que faz parte do Programa Brigada Escolar, Defesa Civil na Escola.

Destacaram-se na atuação o Colégio Estadual Hildebrando de Araújo por sua organização e empenho de todos os participantes para que as ações ocorressem de forma correta, coordenada e em tempo ideal. O Colégio Estadual Professor Guido Arzua por sua vez, apesar de ter um número elevado de alunos e uma estrutura ampla, realizou o simulado num tempo ótimo, observando detalhes importantes como alunos que estavam lesionados e necessitavam de apoio por utilizarem muletas.

A 1ª CORPDEC além de agradecer o empenho dos colégios e o convite para a participação destes eventos, gostaria de ressaltar a importância destas ações que são essenciais para que todos saibam como agir numa situação de emergência, para que acidentes sejam prevenidos e possíveis danos minimizados. Ficamos satisfeitos em encontrar em nossas escolas estaduais professores e diretores comprometidos com a causa, que acreditam no Programa Brigada Escolar, e que assumem verdadeiramente seu papel no ensino e na sociedade, apoiando a mudança cultural que se faz necessária para o agir preventivo.