Plano de Auxílio Mútuo de Maringá 14/03/2016 - 08:12

O 5º Grupamento de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil Municipal e Estadual, promoveu na última quarta-feira (2), o lançamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Maringá e região metropolitana. O PAM é um plano que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil através de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoiar nas atividades do Corpo de Bombeiro em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o Corpo de Bombeiros disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.

A palestra foi ministrada pelo Coronel Fábio Mariano de Oliveira, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, o qual explicou sobre o funcionamento do PAM e também disse estar feliz por participar do lançamento do plano na cidade de Maringá. “Serão realizadas reuniões mensais com os empresários com revezamento do local de encontro. A ideia é promover exercícios de emergência, simulados, palestras, entre outras ações”. O Coronel também ressaltou a importância das empresas aderirem o projeto e os benefícios que podem ser alcançados.

Também estiveram presentes no lançamento o secretário de Serviços Públicos e diretor da Defesa Civil, Dorvalino Lopes de Macedo, que representou o prefeito Roberto Pupin, o Major Sérgio Aparecido Lopes, representando o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Major Jorge Inácio da Silva, chefe do setor de Defesa Civil do 5ª Corpedec, Major Antonio Hiller, representando o chefe da Casa Militar Coronel Castilho e o Coronel Antônio Tadeu Rodrigues, presidente do Conseg. Autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, empresários e representantes das empresas convidadas também fizeram presente.

O Major Jorge Inácio da Silva, Oficial adjunto da 5ª CORPDEC e responsável pela implantação do plano em Maringá e região metropolitana, falou sobre o estatuto do PAM e a importância do termo de adesão, que garante a participação dos representantes das empresas nos encontros. “Por meio deste Plano queremos fazer uma integração dos empresários no que diz respeito a situações sinistras, em que uma empresa auxiliará a outra nesses momentos, claro, com a supervisão da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros”. Cerca de 50 empresas  foram convidadas para o lançamento do PAM. A adesão das empresas ao projeto é gratuita.