Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é realizado em São José dos Pinhais com o auxílio da 6º CORPDEC 06/10/2017 - 10:40

Na manhã desta quinta feira (05) o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de São José dos Pinhais, representado pelas 26 empresas signatárias, realizou conjuntamente com o 6º Grupamento de Bombeiros/ 6º CORPDEC/B8 e Defesa Civil Compdec Sjp, o Simulado Anual envolvendo Atendimento à Múltiplas Vítimas (AMUVI).

O ponto base foi estabelecido no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, e posteriormente, após o start, iniciou-se o deslocamento para o local da ocorrência (signatária Eletrolux, situada à Rua Vanderlei Moreno, nº10.800, às margens da BR 277).

A simulação envolveu acidente de trânsito com um ônibus da signatária SANJOTUR (30 vítimas: voluntários/alunos das signatárias Padilha Treinamentos, Academia Barro Preto, Centro Educacional Menna Barreto, Força Vital, Sanjotur e Kuhn Montana), o qual acessando a Marginal Vanderlei Moreno veio a colidir com um veículo (disponibilizado pela Signatária Renault).

Com o impacto, o carro (Renault) tomba e pega fogo, enquanto o ônibus (Sanjotur) desgovernado colide com o caminhão (LOGA) carregado com produto perigoso, o qual estava parado na marginal devido ao trânsito.

A colisão ÔNIBUS X CAMINHÃO ocasiona o vazamento de gasolina na via, sendo necessário o acionamento das equipes de atendimento emergencial.

O atendimento às vítimas foi realizado pelas colaboradoras SAMU, ECOVIA, BOMBEIROS, BRIGADA ELECTROLUX, MENNA BARRETO, WB EMERGÊNCIAS MÉDICAS, UNIMED, PLUS SANTÉ, e pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros/ SIATE.

Foi realizado o desencarceramento de algumas vítimas que estavam presas às ferragens. Estiveram no comando do simulado: o Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Major Manassés, o Diretor Operacional da Defesa Civil Municipal Claudio Roberto De Melo Arruda, o Coordenador do Pam Sjp Benedito Alves Junior e o representante do SAMU Rafael.

O Major Manassés e o Diretor Operacional da Defesa Civil de São José dos Pinhais discorreram sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo Pam Sjp, sobretudo, porque são durante essas atividades que podemos identificar e corrigir eventuais erros, possibilitando um melhor atendimento em possíveis eventualidades. "Estas ações promovem o crescimento institucional e pessoal de todos os envolvidos, especialmente porque o Pam Sjp é uma organização sem fins lucrativos, em que todos os envolvidos atuam juntos em prol da comunidade.

O Pam Sjp não pertence a um indivíduo, mas sim a todos os que se preocupam em colaborar com as atividades de proteção e defesa civil. Agradecemos a todos os envolvidos, sejam instituições públicas ou privadas, que se dispõe a colaborar com o crescimento do Pam Sjp", concluiu o Coordenador do Benedito Alves Junior.