PLANO DE ABANDONO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ 04/11/2015 - 09:17

A 5ª  Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC)  realizou na última quinta-feira, 29, plano de abandono no Centro Municipal de Educação Infantil, CMEI, Gerardo Braga, na cidade de Maringá. A realização do simulado de abandono deve-se  a continuação dos treinamentos e conhecimentos adquiridos no curso de Brigadas Escolares.

A evacuação do prédio ocorreu de forma calma e organizada e durou menos de cinco minutos. Ao todo 246 crianças do maternal e ensino infantil, sendo 44 bebês, saíram das salas acompanhadas pelas professoras e funcionários, seguindo corretamente o plano de abandono elaborado pelos brigadistas que participaram do curso.

É essencial que as escolas tenham um plano de emergência, pronto para ser acionado em caso de  evento adverso, como incêndio, temporal ou qualquer outro que atinja o ambiente escolar. O abandono de um edifício deve ser feito pelas rotas de fuga, com calma, sem afobamentos e sem pânico. A finalidade do programa é que todas as escolas do municipio de Maringá tenham uma cultura de prevenção e adequação de condições mínimas de segurança de acordo com a nova norma do Corpo de Bombeiros (NPT 017).

O programa Defesa Civil nas Escolas Municipais de Maringá, conforme o Decreto municipal 670/2015, tem o objetivo de promover a conscientização e capacitação dos servidores públicos para o enfrentamento de situações de risco por meio de treinamentos teóricos e práticos. O curso de formação de brigadista municipal,  conforme convênio com o Estado, é realizado em duas etapas, a primeira através do sistema EAD(Ensino a distância) com 60 horas de teoria e na segunda etapa com oito horas de prática presencial no quartel do corpo de Bombeiros.

Segundo Corpo de Bombeiros, 5ª CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) é importante que alunos, professores e funcionários estejam preparados para enfrentar situações emergências no interior das escolas, garantindo a segurança do ambiente escolar e das demais pessoas.