NOTA DE ESCLARECIMENTO – DEFESA CIVIL 23/10/2020 - 15:57

Com relação aos boatos veiculados em redes sociais de que haveria indícios de rompimento ou trinca em barragens situadas na Região Metropolitana de Curitiba e, também, de que a Defesa Civil estaria cadastrando moradores devido à iminência de um desastre, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Copel esclarecem o seguinte:

- A barragem da represa do Capivari, que serve à Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza, é segura e não apresenta risco de rompimento. O baixo nível do reservatório é consequência da estiagem prolongada que afeta do Estado do Paraná;

- Os cadastramentos de propriedades e moradores de áreas próximas a barragens estão acontecendo em diversas regiões do Estado, nada mais são do que a elaboração ou atualização de Planos de Ação de Emergência, em conformidade com o que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens;

- A Defesa Civil do Estado do Paraná tem como preceito atuar na prevenção e redução dos riscos. Nesse sentido, vem trabalhando arduamente junto às empresas responsáveis pelas barragens e às Defesas Civis Municipais para elaboração e atualização dos planos de emergência e aproximação com as comunidades. A Defesa Civil continuará atuando no cuidado com a vida e segurança dos paranaenses.