Município de Nova Olímpia faz validação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil 29/07/2014 - 18:43

Na última segunda-feira, dia 27 de julho, a 15ª CORPDEC – Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil esteve presente na cerimônia de validação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município de Nova Olímpia.

O referido Plano é uma referência a nível municipal, que estabelece diretrizes para as ações de resposta a alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos, vendavais, entre outros desastres que podem acontecer no município.

Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal de Nova Olímpia, Sr. Luiz Lazaro Sorvos, a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, Sra. Glassys Louise de Souza Cortez Freitas , o Sr. Sgt. João Roberto Ferreira de Morais, chefe regional adjunto da Defesa Civil da 15ª CORPDEC e demais autoridades e representantes do município.

O Plano de Contingência on line é uma ferramenta, hospedada no Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná (SISDC), com link no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, no endereço xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, que foi desenvolvida para auxiliar a COMPDEC – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município. O plano de contingência on line segue o principio do Sistema de Comando em Incidentes (SCI), sendo estruturado em 5 etapas. 01) Cadastro de Áreas de Atenção; 02) Cadastro de Abrigos; 03) Cadastro de Recursos; 04) Cadastro de Ação Operacional e 05) Gerador do Plano de Contingência.