Lançamento do Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola em Apucarana 20/09/2012 - 17:47

Com o objetivo de levar a comunidade escolar (alunos, técnicos, professores, dentre outros profissionais) a construírem uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar, foi realizado ontem (19), o lançamento do programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola, o qual está sendo implantado em nosso Estado.

O Programa faz parte das metas globais do Governo do Estado do Paraná e está sendo estruturado pela Secretaria de Estado da Casa Militar / Divisão de Defesa Civil e conjunto com a Secretaria de Estado da Educação.

Apucarana - O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto entre a 13ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 13° Coredec / 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente – 4° SGBI/ Apucarana e o Núcleo Regional de Educação de Apucarana - NRE e contou com a presença do Excelentisssimo Prefeito em exercício do município de Apucarana, Sr. Antônio Waldemar Garcia, do Diretor Operacional da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Cabo Maurício de Carvalho Mello (Aposentado), a Diretora do Serviço Social do Comércio, Sra. Andréia Rinaldo, o 2º Sargento Osman Silva Andrade Filho, do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada – 30° Bimtz, o Cabo Elias do Nascimento, do Batalhão de Polícia Escolar - BPEC, todos acompanhados pelo Major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante do 4° SGBI e da Chefe do NRE - Apucarana, Professora Maria Onide Balan Sardinha.

O programa é voltado aos profissionais das mais diversas áreas da atuação escolar, e sua meta é a capacitação da população escolar para atuarem como gestores do Programa e multiplicadores das ações relativas a composição e implementação de planos de abandono, além da conscientização sobre a importância das atividades e ações da defesa civil, diagnosticar e adequar, quanto a prevenção de riscos e sistemas preventivos contra incêndios e pânico e finalmente classificar e conceder selos de qualidade – Selo Escola Segura – à rede de escolas estaduais, quanto a prevenção de riscos.

Serão capacitados 3 profissionais de cada um dos 18 colégios estaduais pertencentes ao NRE de Apucarana, sendo um Diretor, um Pedagogo e um Agente Educacional II, os quais atuaram nos estabelecimentos de ensino no fomento e multiplicação dos conteúdos do programa.

Por fim resta-nos lembrar que o que torna uma comunidade resiliente (resistente) é sua capacidade de se organizar preventivamente, organizar e ocupar os espaços de forma segura, e esse pensamento deve abranger todas as áreas de convívio social, principalmente os estabelecimento de ensino, principal reserva moral e intelectual de nossa sociedade.

GALERIA DE IMAGENS