Integrantes da Seção de Redução de Riscos da Defesa Civil Estadual participam do I Simpósio Nacional de Segurança de Barragens para Abastecimento e Irrigação 22/10/2019 - 14:52

No dia 21 de outubro, nas dependências do Instituto de Engenharia do Paraná -IEP, representantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil participaram do I Simpósio Nacional de Segurança de Barragens para Abastecimento e Irrigação.

O evento teve por objetivo reunir as diversas partes interessadas no segmento específico de abastecimento de água e de irrigação para debater sobre as boas práticas de segurança de barragens existentes ou a construir, que integram os respectivos sistemas de produção e de suprimento, de modo a mitigar os riscos de ocorrência de incidentes e/ou acidentes com essas estruturas.

Participaram do evento as seguintes instituições: Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB; Sanepar; Agência Nacional de Águas - ANA; Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro.

A Defesa Civil Estadual participou com a exposição do painel "Gestão de Riscos de Desastres em Barragens e a Defesa Civil: Desafios".

O papel da Defesa Civil do Paraná na questão de barragens é apoiar as agências reguladoras e fiscalizadoras para garantir a proteção da população paranaense localizada em uma possível área de impacto direto, principalmente residências situadas próximas às barragens. E o grande foco da Defesa Civil é fazer com que todos os envolvidos na segurança de barragens, seja o empreendedor sejam os órgãos reguladores, seja a comunidade, conheçam os riscos e as medidas de controle que garantam que desastres sejam evitados.

Eventos desta natureza proporcionam maior integração entre as Informações e ainda a disseminação de boas práticas em relação a gestão de riscos e desastres voltada às barragens.

“Defesa Civil Somos Todos Nós"