Estruturação da Defesa Civil nos municípios permite respostas rápidas a desastres 29/09/2017 - 17:58

Socorro a desabrigados e projetos de prevenção de catástrofes foram debatidos na assembleia da Amsop nesta sexta-feira

Todo ano o Sudoeste é acometido por catástrofes e desastres naturais. Chuva forte, ventanias e granizo são as mais comuns e vêm acontecendo com mais frequência e atingindo cada vez mais pessoas. Por outro lado, as ações da Defesa Civil, que hoje tem representantes em todos os municípios da região, tem sido mais eficiente, podendo preparar as cidades para se prevenir ou responder da forma mais rápida possível aos casos de desastres naturais.

A maneira com que os municípios estão estruturando as coordenações municipais de Proteção e Defesa Civil foi a principal pauta da assembleia da AMSOP - Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, nesta sexta (29). Segundo o presidente da entidade e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, o tema é importante para que as prefeituras saibam como proceder e dar rápidas respostas.

"É preciso que as gestões municipais conheçam todo o processo burocrático de como agir para socorrer as pessoas atingidas, providenciando alguma obra ou serviço emergencial, compra de telhas e até de alimentos", diz.

Palestras
O diretor de Operações de Socorro e Desastres do Ministério da Integração, Armin Augusto Braun falou sobre os procedimentos e o andamento de processos dos municípios junto ao governo federal sempre que há uma ocorrência de catástrofe. "A União tem melhorado seus mecanismos para poder dar uma resposta mais rápida às cidades, liberando recursos para o socorro aos desabrigados", explica o técnico.

O Major Mario Sergio Garcez, chefe da seção administrativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, também palestrou no evento desta sexta e destacou a articulação dos municípios com o Estado e a União para melhorar não só o socorro, mas também a prevenção de desastres.

Presenças

Além dos mais de 20 prefeitos, o Major Garcez chefe da seção administrativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, gestores ligados à Defesa Civil e técnicos das áreas de projetos e planejamento também participaram da assembleia da AMSOP o deputado federal João Arruda e os estaduais Wilmar Reichembach e Nelson Luersen, além dos Comandantes do 3º SGBI, Major Antonio Schinda e do 2º SGBI, Capitão Alecsander Aparecido Dornelas.