Encerramento da Capacitação da 1ª Equipe de Força Tarefa de Resposta a Desastre da 3ª Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

22/09/2017 - 17:20

Encerrou nesta sexta-feira (22), a capacitação de vinte e seis Bombeiros Militares do 3º Grupamento de Bombeiros, para atuarem como primeiros respondedores em desastres na área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). As instruções aconteceram na Fazenda Beka Nelore, situada no município de Santo Antônio da Platina, durante o período de 18 a 22 de setembro de 2017.

Ressalta-se que participaram do curso bombeiros militares oriundos de cada uma das subunidades do 3º Grupamento de Bombeiros, dos quais 10 bombeiros militares comporão o Regime de Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD), atendendo ao decreto 7.337 de 11 de jul. 2017, juntamente com o quadro de trabalho dos multiplicadores das forças-tarefa padronizados para o Estado, e os demais serão os representantes das unidades destacadas do 3º Grupamento de Bombeiros, visando dar o primeiro atendimento em sua área de atuação até a chegada da Força Tarefa.

O curso foi composto por aulas teórico-práticas, ministradas pelo 2º Ten. Dhieyson Weslen Budernik, com o apoio dos Comandantes do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, 1º Ten. Jefferson Gregório e 1º Ten. Angelino José de Siqueira. Durante o treinamento foram desenvolvidas atividades abrangendo ações de busca e resgate de vítimas presas em escombros (estruturas colapsadas), decorrentes de fenômenos naturais como: terremoto, tsunami, vendaval, furacão, alagamento, etc. O conhecimento repassado seguiu doutrinas mundiais para atendimento de desastres, estudadas por entidades internacionais e aplicados nas mais renomadas corporações.

O grupo formado permanecerá em regime de sobreaviso, estando disponíveis para eventuais acionamentos da Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD), sob designação do Comando do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Comunicação Social do 3º Grupamento de Bombeiros.