Defesas Civis Municipais recebem capacitação para estruturação do atendimento a emergências 28/08/2019 - 16:12

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), está promovendo nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) um Curso de Capacitação aos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil. O curso acontece na sede da Defesa Civil Estadual, sendo ministrado pelos técnicos da Defesa Civil Nacional.

Com duração de dois dias, o evento é voltado aos municípios afetados recentemente por desastres, com foco especial nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, e contará com a participação de 25 integrantes das Defesas Civis Municipais. A capacitação abrangerá temas como o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Federal, Estadual e Municipal), a formalização, estruturação e implantação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o planejamento municipal com vistas à redução de riscos e desastres.
Serão abordados, ainda, temas referentes às atividades fundamentais desempenhadas pelas Defesas Civis como vistorias, mapeamentos, elaboração de Plano de Contingência, execução de simulados, ações de monitoramento e alertas, além de noções sobre os sistemas informatizados de Defesa Civil, tanto federal (S2ID) quanto estadual (SISDC).

Esses Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil atuam e participam nas ações de resposta às emergências e desastres em nível municipal, portanto, o foco é a compreensão, facilitação, integração, organização e otimização das relações entre o poder público local e a sociedade em favor das pessoas afetadas por desastres, trazendo muito mais segurança e garantido o bem-estar de todos.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”