Defesa Civil participa do I Simpósio de Atendimento a Emergências com Produtos Controlados do Exército 25/07/2019 - 10:01

Nos dias 23 e 24 de julho, os integrantes da Defesa Civil participaram do I Simpósio de Atendimento a Emergências com Produtos Controlados pelo Exército. O evento organizado pelo Exército Brasileiro, responsável pela fiscalização e controle de produtos controlados, como é o caso de explosivos, teve como objetivo a troca de informações entre o setor público e privado para a proteção e segurança voltada a estes produtos.

O evento organizado pelo Setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro, responsável pela normatização e fiscalização desses produtos, contou com a participação de diversas instituições públicas e privadas envolvidas no atendimento a emergências, assim como empresas privadas que atuam no ramo de comércio desses produtos. Tanto as instituições quanto as empresas fizeram apresentações sobre seus protocolos de emergência, trocando experiências sobre situações reais que foram importantes para desenvolver protocolos de segurança mais adequados. O principal palestrante do evento foi o sr. Luiz Shizuo, representante da ABIQUIM – Associação Brasileira de Indústrias Químicas, com experiência de mais de quarenta anos na área. A ABIQUIM é conhecida no ramo de emergências especialmente por seu manual de atendimento.

A Defesa Civil Estadual também apresentou os seus protocolos e modos de atuação no atendimento a emergências com produtos perigosos, frisando o papel de conhecimento do risco e de articulação com as instituições, acompanhando todo a evolução da emergência envolvendo produtos perigosos. Um outro ponto importante foi também o envolvimento da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos - CEP2R2.

 

CEP2R2 – A Comissão Estadual P2R2, como é conhecida por seus participantes, integra diversas instituições de fiscalização, atendimento e regulação da atividade de produtos perigosos. Ela discute propostas visando a diminuição de acidentes e, consequentemente, dos danos produtos pelos produtos perigosos, que possuem riscos específicos muito mais preocupantes do que outros produtos. Saiba mais aqui.

 

PRODUTOS PERIGOSOS – São definidos em legislação e elencado em nove classes de risco de acordo com as suas características como inflamabilidade, corrosividade e reatividade. O efeito desses produtos nos seres humanos e na natureza podem ser catastróficos se não houver o controle adequado e o cuidado de todos.

 

“Defesa Civil somos todos nós”