Defesa Civil do Paraná recebe visita de integrantes da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais 26/08/2019 - 15:08

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil recebe nesta segunda-feira (26), a visita oficial de integrantes da Defesa Civil de Minas Gerais/MG e permanecerão até o dia (30).

O Objetivo da visita é conhecer a estrutura e os processos de trabalho da Defesa Civil do Paraná que é referência na área e que contém um dos melhores e mais conhecidos sistemas do Brasil, também será apresentado as ferramentas utilizadas para mapeamento de áreas de atenção e da população afetável, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres no estado.

Na oportunidade também será apresentado o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola que tem por objetivo estruturar as escolas para que tenham condições de proteger a comunidade escolar em caso de sinistros. O programa investe em estrutura e formação de brigadistas para atuar rapidamente em situações como incêndios ou outros eventos que causem pânico. O programa age em consonância com o Programa de Governo Escola Segura, auxiliando na proteção de alunos, professores, funcionários e demais colaboradores dentro da escola.

E por fim será demonstrado como funciona o SISDC, sistema informatizado de Defesa Civil, que é a nossa principal ferramenta, que possibilita desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online - em que o município cadastra suas áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal que atuará na emergência – até o cadastro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e outras documentações referentes ao desastre.

Se fazem presentes o Major Marcos Afonso Pereira, Subtenente-Paulo Garcia, Sargento Eliel Geraldino, Sargento Anderson Felipe Damaceno, Sargento Rosivaldo Ricardo da Silva, Marcela Oliveira do Carmo, Rosângela aparecida de Brito, Mariedes Cardoso, todos da Defesa Civil de Minas Gerais.

Além da troca de informação sobre o modelo de atuação de cada Defesa Civil, são reforçados os laços de integração já existentes entre as duas Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil, solidificando e unificando a forma de trabalho. O resultado é maior coesão e maior confiabilidade para a população.

Essa troca crítica de informações colabora com o sistema da Defesa Civil para uma melhoria global na qualidade do serviço oferecido à população.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”