Defesa Civil do Paraná participa de Workshop na Alemanha 30/10/2019 - 18:12

Está acontecendo na Alemanha, na cidade de Bremerhaven, de 21 a 31 de outubro, um workshop tratando da temática relacionada ao colapso de infraestruturas críticas no caso de desastres.

A cidade de Bremerhaven possui o segundo maior porto da Alemanha, ficando atrás apenas de Hamburgo.  De lá partem para todo o mundo 1,2 milhão de veículos automotores por ano.

O workshop é resultado de uma parceria entre a cidade alemã com os municípios brasileiros de Caraguatatuba e São José dos Campos, apoiada pela agência de cooperação alemã Engagement Global.

Participam do evento a Defesa Civil do Estado de São Paulo, na pessoa de seu Coordenador Estadual, Cel Nyakas e do Cap Smario, os Coordenadores Municipais de Defesa Civil de São José dos Campos, Sr. Zacarone e de Caraguatatuba, Sr. Campos Júnior, os capitães Barufaldi e Bernardes, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, além do Diretor Geral da Defesa Civil do Estado do Paraná, Tenente-Coronel Antonio Hiller.

As infraestruturas críticas para a defesa civil são aquelas responsáveis por áreas que, em virtude de desastres, se colapsadas, têm o potencial de comprometer significativamente o funcionamento normal das comunidades, causando grandes transtornos sociais e econômicos.

O evento conta com apresentações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Bremerhaven (planejamento operacional para infraestruturas críticas), da companhia de energia elétrica alemã SWB (gerenciamento de crises e emergências no setor elétrico), discussões acerca dos planejamentos para o enfrentamento de colapso em infraestruturas críticas em uma cidade, assim como também de um modelo operacional de apoio às populações atingidas por apagão (KatLeuchttürme - Faróis para Catástrofes).  Além das palestras e discussões estão sendo realizadas visitas técnicas, como por exemplo à central de controle de tráfego marítimo, à companhia de abastecimento de água e à Universidade de Bremerhaven, onde está localizada a sala municipal redundante para o gerenciamento de catástrofes.

No evento foi realizada a apresentação do Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná - SISDC, desde o Plano de Contingência On Line, passando pelo registro de ocorrências, até o sistema de informações georreferenciadas, o GEODC.

A Engagement Global apresentou os mecanismos possíveis de apoio a projetos envolvendo a cooperação entre cidades alemãs e brasileiras.  No ano de 2017 a cidade paranaense de Rolândia, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Cvil, participou de um projeto apoiado pela mesma agência de cooperação que teve por objetivo o desenvolvimento da estrutura municipal de defesa civil já existente.

Como ponto alto do evento, foi realizada uma simulação de mesa tendo como quadro inicial um incêndio em vegetação que, ao atingir uma central de distribuição de energia elétrica, causou o seu colapso, gerando uma série de efeitos como o desabastecimento de energia de hospitais, de uma grande área da cidade de Bremerhaven, de um setor do porto onde estão os contêineres refrigerados, entre outras situações, que tiveram que ser resolvidas pelo grupo que realizava o gerenciamento do desastre.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"