Defesa Civil apresenta SISDC para integrantes do Comando de Operações Terrestres 05/07/2019 - 12:03

Nesta sexta-feira (05), membros do Comando de Operações Terrestre (COTER) do Exército Brasileiro, liderados pelo Coronel Abinoan, visitaram a Defesa Civil do Estado do Paraná para conhecer o SISDC e suas ferramentas de gestão, além de outros projetos em andamento na instituição.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Ricardo, o Chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Capitão Gomes, e o Chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação, sr. Misael, apresentaram os sistemas e metodologias que a Defesa Civil utiliza para o atendimento a desastres no Paraná.

O SISDC é um sistema de gestão que é referência no Brasil, pois possui elementos que auxiliam na gestão de riscos e desastres nos municípios. A principal ferramenta para a gestão municipal é o Plano de Contingência Online, no qual áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal envolvido na resposta são cadastrados, facilitando o atendimento.

Além da Defesa Civil do Paraná, a equipe do COTER tem visitado algumas instituições de referência para conhecer as estruturas e protocolos de atendimento. O intuito da ação é identificar como as informações e processos existentes podem auxiliar em situações hipotéticas de grave perturbação da Lei e da Ordem.

APOIO EM DESASTRES - É importante ressaltar também que o Ministério da Defesa auxilia comumente a Defesa Civil em suas ações de resposta nos casos em que os desastres naturais afetam os municípios. As ações de auxílio são tanto referentes a mobilidade quanto a pessoal que pode atuar em diversas frentes de trabalho, aumentando a agilidade da resposta.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"