Defesa Civil acompanha ação de fiscalização em barragem 28/06/2019 - 16:48

No dia 27 de junho, os técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realizaram fiscalização regulatória na Usina Hidrelétrica PCH São Jorge, localizada entre os municípios de Ponta Grossa e Carambeí. A usina pertencente à COPEL é utilizada para atender aos municípios da Região.
A ação foi acompanhada por representantes das Defesas Civis Estadual, que são também integrantes do Comitê Estadual de Segurança de Barragens, além da Defesa Civil Regional de Ponta Grossa e Defesas Civis dos municípios de Ponta Grossa e Carambeí.
Além da verificação dos requisitos que devem ser atendidos com relação à segurança de barragens, a ação proporcionou diálogo entre as instituições e melhor compreensão em relação as atribuições e atuação de cada entidade envolvida, sejam entidades do governo, seja o próprio empreendedor. Uma das principais questões levantadas são as de envolvimento essas entidades, de maneira que as medidas de controle dos riscos sejam conhecidas por todas as partes, permitindo que possam ser implementadas melhorias quando for identificada a necessidade.
A ação vem ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual, que possui em seu planejamento a meta de regulamentação dos Planos de Ação de Emergência - PAE no Estado do Paraná, os quais devem compor os Planos de Contingência Municipais existentes.