Defesa Civil Estadual terá papel importante na Operação Verão do Paraná 2019/2020 23/10/2019 - 16:08

Na tarde de ontem (21), no SESC/Caiobá, foi realizada uma reunião envolvendo os órgãos estaduais e municipais que atuarão durante a Operação Verão 2019/2020. A reunião foi voltada para as ações que serão realizadas durante este período.

Os órgãos envolvidos apresentaram seus planejamentos estratégicos com destaque para integração de todas as entidades, com o foco voltado para o bem-estar dos turistas e dos moradores do litoral, considerando o aumento da população flutuante durante esta época do ano.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Sr. Coronel Ricardo Silva esteve presente na reunião e explicou que a Defesa Civil Estadual vem realizando um trabalho de preparação para a Operação Verão desde março, com a realização de simulados com a comunidade, preparação dos sistemas de alerta e melhoria na comunicação via rádio. A Defesa Civil atuará constantemente no monitoramento e no gerenciamento de desastres, sendo possível acompanhar o as condições climáticas do município litorâneo a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, o turista poderá contar com o envio de alertas por SMS que trará informações sobre riscos e vulnerabilidades na praia.

É do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), que são enviados os alertas por SMS à população, esses alertas passam sempre por um processo de análise antes de serem enviados, mostrando um cuidado com a população, de forma que esta tenha informações sobre as situações que possam causar estragos.

“Já no ano passado a Defesa Civil ao sinal de qualquer alerta para as praias, entrava em contato com a Defesa Civil Municipal bem como com o Corpo de Bombeiros, possibilitando a retirada das pessoas da praia para evitar que fossem atingidos por raios, nosso trabalho continuará este ano e com muito mais intensidade” disse Coronel Ricardo

A reunião foi coordenada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o Sr. Coronel Romulo Marinho Soares e contou com a presença dos prefeitos dos municípios de Matinhos, Morretes e de Paranaguá, bem como da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e órgãos voltados a infraestrutura, segurança pública municipal, fiscalização, educação, saúde, cultura.  Tudo para garantir uma ótima temporada aos visitantes do litoral do Paraná.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”