Defesa Civil Estadual recebe visita do ex-comandante geral da PMPR 05/08/2019 - 17:42

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil recebeu hoje (05), a visita do ex comando geral da PMPR o sr Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, a fim de conhecer a estrutura de monitoramento e resposta aos desastres do CEGERD (Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres), de onde é feito o acompanhamento de todas as ocorrências do estado bem como o envio dos alertas para a população paranaense.

Esses alertas são disponibilizados a toda população paranaense gratuitamente, auxiliando como uma grande ferramenta de prevenção. Para se cadastrar é muito simples, basta enviar por SMS o número do CEP de sua localidade para o número 40199.

E na oportunidade o Cel. Rodrigo cadastrou seu celular para receber os alertas.

Também foram apresentados os processos de trabalho e as ferramentas utilizadas para mapeamento de áreas de atenção e da população afetável, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres no estado.

E por fim foi explanado como funciona o SISDC, sistema informatizado de Defesa Civil, que é a principal ferramenta para os municípios, possibilitando desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online - em que o município cadastra suas áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal que atuará na emergência – até o cadastro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e outras documentações referentes ao desastre.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”