Defesa Civil Estadual realiza curso de drone para técnicos da ADAPAR, Ministério da Agricultura e Polícia Militar 03/12/2019 - 14:50

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já utiliza Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), conhecidas como drones, para mapear áreas de risco, fazer vistorias, levantamento de dados, no atendimento a desastres no Paraná, e agora capacita outros órgãos, para que consigam utilizar essa tecnologia na atividade fim de suas funções. 


A parte teórica foi realizada no dia 26/11/2019 na sede da Defesa Civil Estadual e a parte prática hoje (03), dentre os participantes está a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o 12° Batalhão de Polícia Militar. 


O treinamento ocorreu em duas etapas, teórica e prática, com um total de 15 participantes. Durante o curso foi apresentada a legislação para operar RPA no território aéreo brasileiro, que abrange rotinas para cadastro dos equipamentos nos órgãos responsáveis pela fiscalização área, e como operar o drone e incluir as informações coletadas no sistema do Estado.


“Este curso visa a capacitação de pilotos de RPA de forma institucional, para que esses possam utilizar a ferramenta de maneira legal cumprindo toda a legislação vigente, podendo assim gerar produtos de qualidade que auxiliarão muito nas tomadas de decisão em suas instituições” disse o piloto da Defesa Civil Estadual, Wilson Batista Honório Alves, instrutor do curso.


“Defesa Civil Somos Todos Nós”