Defesa Civil Estadual participa de fiscalização conjunta de produtos controlados 26/08/2020 - 17:33

Nesta quarta-feira (26) foi realizada uma operação de fiscalização conjunta em depósitos de nitrato de amônio no Porto de Paranaguá.
A fiscalização foi organizada pela Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro, que é o órgão competente para a fiscalização deste tipo de produtos, e contou com a participação de outras instituições como a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Conselho Regional de Química.
A fiscalização faz parte de uma série de fiscalizações chamada Operação Spartacus nos armazéns de depósito desses produtos, que, além das regulações internas do exército, devem também seguir normas trabalhistas e de proteção contra sinistros, por exemplo, além de ser necessária a licença de operação de órgãos como o IBAMA.
A operação de fiscalização foi iniciada após a explosão acontecida em Beirute, capital do Líbano, que causou mais de 200 mortes e mais de 5 mil feridos. Serão fiscalizados depósitos em diversas localidades do Paraná, de forma a garantir que as medidas de segurança estão sendo tomadas.

COMISSÃO – O estado conta com a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Químicos Perigosos – CEP2R2, que conta com a participação de diversas instituições estaduais e federais para discutir medidas de fiscalização ou atendimento que tornem mais seguras as atividades envolvendo produtos perigosos no Estado.

"Defesa Civil, Somos Todos Nós"