Defesa Civil Estadual participa de eventos de segurança de barragens 22/10/2020 - 18:19

O final desta semana foi marcado por eventos para discutir e desenvolver as ações de segurança de barragens no Estado, assim como divulgar os trabalhos que estão sendo realizado no Paraná para garantir sempre a segurança da população do Estado. E como não poderia deixar de ser, a Defesa Civil Estadual, assim como as esferas regional e municipal também participaram desses eventos, sempre com vistas a garantir a proteção da população.

 

SIMULADO DE MESA - Na quinta-feira (22), na Usina Hidroelétrica Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu, foi realizada reunião para organização de simulado de preparação envolvendo barragem.

A proposta partiu por iniciativa do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, responsável pela região Oeste do Estado, e a reunião contou como a participação de representantes do sistema de defesa civil de nível estadual, regional e municipal, do Comando Regional de Bombeiro Militar e técnicos da Usina Hidroelétrica de Salto Santiago.

O escopo do encontro foi a preparação de um cenário em que os protocolos das instituições envolvidas possam ser analisados. A atividade é preparatória, de forma a desenvolver a atuação integrada com os participantes e identificar pontos que podem ter melhorias, proporcionando o alinhamento de informações, fluxo de acionamentos, mobilização de recursos e desencadeamento de ações. Agora, com o estabelecimento das diretrizes para o evento, a preparação do simulado se inicia.

É importante destacar que a barragem não apresenta qualquer indício de problemas, e que o exercício contempla medidas de prevenção e preparação em caso de eventual necessidade, atividade primordial na gestão de riscos.

A preparação em tempo de normalidade é um dos pilares das atividades de defesa civil, e é essencial para garantir a melhoria dos processos, bem como organizar e otimizar o emprego de recursos durante a etapa de resposta.

 

WORKSHOP "CULTURA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS NO ESTADO DO PARANÁ"  - Na sexta-feira (23) a Defesa Civil Estadual participou como uma das instituições palestrantes no Workshop organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, enriquecendo as informações acerca da segurança de barragens que tem sido discutidas no Estado. 

O evento contou com palestras de representantes do Instituto Águas e Terra, Sanepar, CREA, Agência Nacional de Mineração e Agência Nacional de Águas, além de especialistas com grande experiência na área.

O workshop aconteceu de forma online, garantindo a ampla participação do público e assim garantindo maior disseminação da informação sobre o tema e sobre as ações que vem sendo desenvolvidas no Estado. 

O representante da Defesa Civil ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado para articular as ações de proteção que são de responsabilidade do empreendedor de barragens com as ações de proteção desenvolvidas pelas defesas civis locais, articulando uma integração maior de forma a proteger efetivamente as populações que vivem próximas a estas estruturas. 

 

COMITÊ ESTADUAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS - O Estado do Paraná conta com um comitê para discutir as ações de segurança de barragens em nosso Estado, de forma a envolve órgãos reguladores e fiscalizadores para desenvolver protocolos que permitam garantir maior segurança dessas estruturas em no Paraná. 

 

POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS - A Defesa Civil orienta para que os empreendedores de barragens, sobretudo as enquadradas na política nacional de segurança de barragens – PNSB, elaborem seus Planos de Ação de Emergência envolvendo as instituições de defesa civil locais, integrando as ações. A Defesa Civil local pode englobar o planejamento dentro de seu Plano de Contingência Municipal aumentando a gama de ações para a gestão de riscos a nível local.  

GALERIA DE IMAGENS

  • apresentação simulado
    apresentação PAE
    Grupo de participantes
    Barragem
    apresentação simulado
    apresentação PAE
    Grupo de participantes
    Barragem