Defesa Civil Estadual participa de Simulado de Defesa Agropecuária 16/08/2019 - 16:47

Durante a semana de 12 a 16 de agosto, o Paraná investiu nos protocolos de segurança sanitária com um simulado de emergência de atendimento a foco de febre aftosa. O simulado se desenvolveu durante toda a semana, preparando diversos profissionais envolvidos no desenvolvimento agropecuário do Paraná. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da abertura do evento.

A intenção do simulado foi colocar em prática o Plano de Contingência elaborado para esse tipo de atendimento. As atividades se desenvolveram a partir de uma situação fictícia em que a Agência de Defesa Agropecuária é notificada sobre a possibilidade de existirem animais contaminados com febre aftosa em uma propriedade. A partir disso, as atividades de identificação, controle e limitação do dano, de maneira a evitar uma possível epidemia da doença no Estado, foram tomadas.

Ao todo 65 fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participam do treinamento, contando ainda com profissionais do Ministério da Agricultura e outras agências de defesa agropecuária de outros Estados. Foram mais de 20 equipes com 4 profissionais atuando diariamente em campo, desenvolvendo todas as ações de análise e controle necessárias para garantir a segurança sanitária da produção pecuária do Estado.

A Defesa Civil participou no simulado, contribuindo com a coleta de informações para auxiliar as ações no Posto de Comando, e nutrindo a gestão do incidente com imagens de drones diretamente das atividades desenvolvidas em campo. Com isso, o Posto de Comando tinha informações de campo sem precisar se deslocar às áreas, possibilitando maior capacidade de decisão e resposta. A ação também contou com apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

 

PREPARAÇÃO - A Defesa Civil auxiliou na preparação dos agentes ministrando capacitação sobre o Sistema de Comando de Incidentes, a ferramenta de gestão utilizada para o gerenciamento de desastres. A Ferramenta foi utilizada na prática, permitindo que as equipes mais de 20 equipes em campo tivessem um bom aproveitamento, planejamento e organização das ações.

GALERIA DE IMAGENS