Defesa Civil Estadual instrui Vereadores de São José dos Pinhais sobre funcionamento do Sistema Estadual de Defesa Civil 28/06/2019 - 17:03

Nesta sexta-feira (28), os vereadores de São José dos Pinhais Abelino Pereira de Souza, Fátima de Paula, Juliano Martins, Gilberto Mello, Marcelo Guilherme e Maria Elena R. Andrade Hendler estiveram presentes na sede da Defesa Civil Estadual para conhecer a sua estrutura e funcionamento. 
Os vereadores compõem uma Comissão Especial para analisar a estrutura de Defesa Civil do município, de maneira que, sendo verificada a necessidade, a estrutura possa ter melhorias e inovações. 
O Capitão Romero, Chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual, apresentou à Comissão os processos e atividades que são desenvolvidas por toda a estrutura da Defesa Civil, especialmente no que se refere aos processos de monitoramento e resposta a desastres, mostrando mecanismos que podem ser utilizados pelo município em sua preparação e na resposta a eventos que afetem a população. 
O SISDC, sistema informatizado de Defesa Civil, é a principal ferramenta para os municípios, possibilitando desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online - em que o município cadastra suas áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal que atuará na emergência – até o cadastro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e outras documentações referentes ao desastre.
A Comissão também visitará a algumas Defesas Civis municipais para conhecer a estrutura de atendimento e as possibilidades de adaptação à sua realidade.