Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil recebe visita do vereador Edmar Colpani 24/04/2019 - 16:20

Na tarde desta quarta-feira (24), a Defesa Civil Estadual recebeu a visita técnica do Vereador de Curitiba Edmar Colpani e seu assessor Maurício Tebet.

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as ações de atendimento à população paranaense.

Na oportunidade, foi apresentada toda a estrutura do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CEGERD, de onde são desencadeadas as ações de atendimento, acompanhamento e apoio aos municípios atingidos por catástrofes. É do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres que são enviados os alertas para a população paranaense.

Esses alertas são disponibilizados a toda população paranaense gratuitamente, auxiliando como uma grande ferramenta de prevenção. Para se cadastrar é muito simples, basta enviar por SMS o número do CEP de sua localidade para o número 40199.

Também foram apresentados os processos de trabalho e as ferramentas utilizadas para mapeamento de áreas de atenção e da população afetável, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres no estado.

Um dos aspectos mais importantes do atendimento aos desastres é o auxílio à população, seja através das ações de socorro, seja de ações assistenciais e de restabelecimento da infraestrutura. As ações de Defesa Civil voltadas à resiliência dos municípios, isto é, da sua capacidade de suportar o desastre, mantendo a sua estrutura em funcionamento pleno, também garante que a população possa manter a sua vida e a sua atividade diária normalmente.

“A proximidade da Defesa Civil com o município intensifica a resposta aos desastres e minimiza estragos à população afetada, trabalhando sempre em prol do melhor atendimento”, como ressalta o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Ricardo Silva.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”