Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza simulado de abandono de área na comunidade Rio Sagrado, no município de Morretes. 18/12/2018 - 13:47

No último dia 15 de dezembro a Defesa Civil Estadual realizou um simulado de abandono no Rio Sagrado no município de Morretes, o objetivo principal é que a comunidade se proteja em caso de desastre, como deslizamentos, e também testar a parte operacional de toda a equipe caso necessite em momentos adversos.

O simulado é só a parte final de todo um processo que se iniciou com o mapeamento da região, verificação das condições de risco do local e também a realização do plano de contingencia para atendimento a desastre nessa localidade.

O simulado agora veio validar todo esse planejamento e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil contou com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Morretes, participação bastante expressiva da comunidade, o 8º Grupamento dos Bombeiros que apoiou com toda parte operacional, logística e resgate de vítimas, foi utilizado também a aeronave do governo simulando o resgate de vítimas em uma área de acesso restrito. Ressaltamos ainda a participação dos integrantes da REER-Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, que subsidiaram toda a comunicação da coordenação evento, não medindo esforços para integrar todos os pontos operacionais, garantindo que fossem executadas toas as atividades planejadas.

A dinâmica do simulado foi realizada como se o município de Morretes, no sábado de manhã, tivesse recebido um alerta meteorológico com previsão de risco e este alerta foi confirmado quando a Defesa Civil municipal foi até o local e constatou o risco, diante dos fatos foi enviado um alerta via SMS pelo Sistema Estadual de Defesa Civil para a população, com orientação de abandono e deslocamento para o ponto de apoio e abrigo que é a igreja local.

Após o simulado foi realizado um feedback positivo, pois vários moradores receberam através do SMS o alerta em seus celulares, mesmo residindo em locais do município isolados.

E com o simulado a Defesa Civil Estadual conclui todo esse processo de preparação para os desastres, principalmente agora que o estado entra em um período chuvoso durante o verão no litoral.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"

Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil