Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realiza simulado para teste de protocolos de atendimento integrado 14/12/2019 - 15:14

Durante este sábado (14/12), a Defesa Civil Estadual realizou um simulado para colocar em prática os protocolos de atendimento a emergências. O simulado aconteceu no município de Antonina – PR, simulando deslizamentos no Morro Bom Brinquedo e Morro Caixa D’água e inundação ou alagamento no Centro.
No simulado, além da Defesa Civil Estadual, tivemos a participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Antonina, radioamadores voluntários da REER e a equipe do Corpo de Bombeiros de Antonina.
O evento simulava, em virtude das chuvas por diversos dias, a ocorrência de uma inundação no centro da cidade e risco de deslizamento de terra em ambos os morros, fazendo com que a localidade ficasse isolada. Em virtude disso, moradores locais acionaram a Defesa Civil para que geólogos realizassem a vistoria para evacuação de residências próximas ao morro.
Devido às dificuldades no local, a comunicação convencional se perdeu, sendo necessário apoio dos radioamadores para permitir a troca de informações relativas ao evento entre as unidades operacionais e o posto de comando.
O simulado também contou com a utilização de novas tecnologias de coleta e transmissão de informações, com especial utilização dos drones para tirar fotos dos locais afetados e transmitir informações em tempo real.
“Este simulado visa treinamento operacional em caso de desastres onde é necessária atuação rápida e efetiva das estruturas disponíveis da Defesa Civil, inclusive dos radioamadores voluntários da REER. Este simulado também serviu para testarmos novas tecnologias como drones, transmissão ao vivo de situações em campo e ortofotos realizando avaliação e coleta de informações” Disse Capitão Romero comandante do simulado.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"