Conscientização do uso de gás de cozinha 27/10/2017 - 14:33

O 8º Grupamento de Bombeiros, em conjunto com a distribuidora TodoGás, promoveu na tarde de ontem, 26, uma campanha de conscientização de moradores do bairro Labra, em Paranaguá, quanto a instalação de gás de cozinha nas residências. Para tanto, realizaram-se vistorias em várias casas e foram trocados 25 conjuntos de mangueira e reguladores que se encontravam vencidos ou danificados, os quais foram fornecidos, gratuitamente, pela empresa.

Durante as visitas, integrantes do Corpo de Bombeiros repassaram importantes informações de segurança, tanto com relação à instalação e manutenção dos equipamentos a gás, quanto no que diz respeito a vazamentos e possíveis incêndios.

Os principais problemas detectados foram quanto a permanência de botijões no interior de residências e válvulas reguladoras fora do prazo de validade. Os moradores mostraram interesse, tendo sido orientados de como proceder para evitar acidentes e tiveram muitas dúvidas sanadas.

*Confira abaixo algumas dicas de uso seguro para o gás de cozinha:*

- Jamais faça extensões na mangueira de gás, juntando duas ou várias delas.
- Cuidado com o calor na mangueira! Não a deixe posicionada atrás do fogão.
- Em hipótese alguma mantenha seu botijão de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada, podendo usar trancas e cadeados para a segurança.
- Fique sempre de olho no prazo de integridade e validade da mangueira, sendo que, normalmente, recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo.
- Mantenha o botijão afastado pelo menos um metro e meio de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto
- Nada de deitar o botijão! Quando o vasilhame é deitado o gás pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão, causando vazamentos e incêndios.
- Não utilize ferramentas para ajustar o regulador de pressão durante a troca de botijão, apenas aperte com a força das mãos.
- Sempre faça o teste de vazamento. Basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto, com a empresa responsável.
- Compre apenas de revendedores autorizados, e verifique sempre a presença do lacre e do rótulo de segurança.
- Em caso de emergência, disque 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Comunicação Social do 8° Grupamento dos Bombeiros

GALERIA DE IMAGENS