Comissão Estadual de Produtos Perigosos define metas para 2020 27/11/2019 - 15:36

Nesta quarta-feira (27) foi realizada a reunião de encerramento das atividades da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos com a participação das diversas instituições que a integram.
A reunião, coordenada pela Defesa Civil Estadual, tratou sobre questões afetas às pautas da Comissão, avaliando as atividades desenvolvidas em 2019 e o atingimento das metas previstas, assim como definindo em conjunto as metas para 2020 e o seu calendário de reuniões. 
Foram apresentados os trabalhos de cada um dos Grupos de Trabalho específicos, de forma que a Comissão como um todo tenha conhecimento sobre todas as áreas e assuntos que estão sendo abrangidos pelo grupo. 

CEP2R2 - A Comissão tem o escopo de desenvolver estudos e propor medidas e ações para prevenir acidentes com produtos perigosos, assim como estabelecer protocolos de ação para o atendimento quando os acidentes acontecem. Sua principal preocupação é a segurança das pessoas, seja daquelas que podem ser afetadas e sofrer com os acidentes, seja com as equipes de emergência.
PRODUTOS PERIGOSOS – São aqueles produtos que possuem riscos adicionais que fazem com que um acidente seja muito mais danoso às pessoas ou ao meio ambiente. Alguns exemplos são a gasolina, álcool, gás de cozinha, carvão vegetal, produtos corrosivos, entre outros.
GRUPOS DE TRABALHO – Os grupos de trabalho ativos na Comissão referentes a: rodoviário, ferroviário, aquaviário, empresas e insumos agrícolas. Cada um aborda os assuntos de prevenção, preparação e resposta do viés específico que dá nome ao grupo. Os integrantes identificam todos os possíveis participantes dos assuntos e fazem as discussões para identificar problemas e propor soluções.

 

"Defesa Civil Somos Todos Nós"